Nossa História

AMAT – ASSOCIAÇÃO MINEIRA DOS ADVOGADOS TRABALHISTAS

A ASSOCIAÇÃO MINEIRA DOS ADVOGADOS TRABALHISTAS foi idealizada pelo Advogado Trabalhista Ercílio Guimarães no ano de 1969. Numa manhã de um sábado chuvoso do mês de abril de 1970 o advogado José Moamedes da Costa formalizou o Estatuto em seu escritório, então localizado na rua dos Caetés em Belo Horizonte, estando presentes os advogados Ercílio Guimarães e o então estagiário Aureslindo Silvestre de Oliveira.

Em 1º de maio do mesmo ano, seu Estatuto foi levado a registro no Cartório de Registro de Títulos e Documentos de Belo Horizonte, oficializando a entidade que nascia com 37 associados. concretizando o sonho de Ercílio Guimarães.

Em eleição realizada em sala cedida pela direção do Tribunal do Trabalho da 3ª Região, então sediado no tradicional fórum da Rua Curitiba nº 835 no centro de Belo Horizonte, foi eleito Ercílio Guimarães como o 1º Presidente da AMAT, encerrando seu mandato até maio de 1974.

Em maio de 1977, Aureslindo Silvestre de Oliveira foi eleito como 2º presidente da AMAT, sendo reeleito para mais um mandato, sucedendo-o na Presidência o advogado José Moamedes da Costa em maio de 1987, cuja eleição contou com o comparecimento às urnas de 478 associados de um quadro de quase 800.

O 2 º presidente e o 3º promoveram a instalação de Delegacias da AMAT nas cidades de Juiz de Fora, Uberlândia, Uberaba, Governador Valadares, Itabirito, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Unaí dentre cerca de 20 outras cidades.

No período de 1977 a 1991, a AMAT promoveu seminários, congressos em Belo Horizonte e em todas as suas Delegacias regionais, destacando-se o congresso realizado em Governador Valares que contou com a inscrição de 602 operadores de direito, entre advogados, estagiários, juízes e público geral.

No congresso realizado na cidade de Juiz de Fora, a AMAT foi honrada com a presença de cerca de 250 advogados, participantes, do então Presidente da OAB/MG Aristóteles Ateniense, do Senador Bernardo Cabral, juízes e promotores da Região da Zona da Mata.

A magistratura trabalhista, tanto de primeira quanto de segunda instâncias, sempre apoiou a AMAT, cedendo-lhe, no 2º andar do fórum trabalhista da Rua Curitiba nº 835 em Belo Horizonte, sala onde instalou sua sede infraestruturada com telefone e mesa para as reuniões do Conselho, então composto de 11 titulares e 9 suplentes.

Entre outras altas autoridades, prestigiaram os congressos e seminários realizados pela AMAT entre 1970 e 1980, os Ministros Carlos Coqueijo Costa, Russomano, Washington Trindade, Barata e Silva, Martins Catarino, os Senadores Nelson Carneiro, Maurício Correia, Josafá Marinho, os Desembargadores Waster Chaves, Luiz Carlos da Cunha Avelar, Alfio Amaury dos Santos, Luiz Philippe Vieira de Mello e todos os Presidentes do TRT/MG.

O Presidente José Moamedes da Costa foi sucedido por Lúcio Ribeiro de Almeida que ficou no cargo por dois anos, sendo sucedido por Antônio Jamin que, a seu turno, foi sucedido por Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello que, cumprindo seu mandato de três anos, foi sucedido pelo então seu vice-presidente, Fernando José de Oliveira, que foi reconduzido por mais um mandato de três anos, em cuja gestão foi instalada a AMAT na cidade de Unaí por ocasião do 1º Congresso de Direito do Trabalho do Noroeste do Estado de Minas Gerais, evento abrilhantado pela presença do então presidente da OAB/MG Raimundo Cândido e de seu vice-Presidente Jacob Máximo.

Sucedendo ao Fernando José de Oliveira, assumiu a Presidência da AMAT o seu vice-presidente, Joel Rezende Júnior, em cuja gestão realizou-se em Belo Horizonte, por primeira vez, o Congresso Nacional de Advogados Trabalhistas em conjunto com a ABRAT – Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas.

Reeleito, Joel Rezende Júnior exerceu a presidência até a eleição de João Carlos Gontijo de Amorim que, em conjunto com a Secretária Geral Isabel das Graças Dorado, Fernando José de Oliveira, Aureslindo Silvestre Oliveira, Afonso Celso Raso e Antônio Fabrício Matos Gonçalves, iniciou a reestruturação da AMAT, reerguendo-a com a realização em Belo Horizonte do segundo CONAT - Congresso Nacional de Advogados Trabalhistas em conjunto com a ABRAT – Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas.

Em 2014, novamente a AMAT traz a Belo Horizonte o CONAT - Congresso Nacional de Advogados Trabalhistas, que contou com a expressiva participação de mais de 2.000 congressistas

Em 2015, a AMAT foi premiada por ter comparecido ao CONAT - Congresso Nacional de Advogados Trabalhistas em Campo Grande/MS com a maior delegação.

Em dezembro de 2010, toma posse como presidente da AMAT a advogada Isabel das Graças Dorado, sendo reeleita e encerrando seu mandato em 30/11/2016., sendo sucedida por Marco Antônio de Oliveira Freitas, cujo mandato se encerrou em 2019, sendo sucedida pela atual Presidente Cássia Marize Hatem Guimarães.